quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O que devo comer agora que estou amamentando?

mae_amamentandoContinue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que procurou ter durante a gravidez. Mantenha uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro. É claro que uma guloseima de vez em quando não faz mal a ninguém.
O consumo de gorduras saudáveis é benéfico para o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão são bons exemplos. Evite as gorduras saturadas (frituras, manteiga, gordura vegetal).
Muitas mulheres sentem mais fome na fase em que amamentam o que faz todo o sentido, já que o corpo está dando o maior duro 24 horas por dia para produzir o leite do bebê.
Tenha o hábito de comer um pequeno lanche nutritivo — como uma vitamina de iogurte batido com frutas, uma barrinha de cereais ou uma torrada com queijo  entre as mamadas, a fim de manter a fome sob controle e seus níveis de energia mais altos.
Preciso tomar mais água que o normal?
Apesar de ter que se manter bem hidratada, você não precisa ficar contando quantos copos d’água toma durante o dia. Seu corpo vai se encarregar de avisar quando você precisa de água os hormônios envolvidos na amamentação provocam a sensação de sede.
Quando for se posicionar para amamentar, já leve com você um copo ou uma garrafinha de água.
Se sua urina estiver bem clara, é um bom sinal de que você está tomando uma quantidade adequada de líquidos.
Posso tomar café ou tomar bebidas alcoólicas?
Substâncias como cafeína e álcool podem passar da corrente sanguínea para o leite, por isso evite excessos. A nicotina dos cigarros também vai parar no leite.
Um cafezinho por dia não fará mal ao bebê. No caso das bebidas alcoólicas, o melhor é evita-las.
Caso tenha que tomar alguma medicação, verifique com seu médico se é adequada para mães que amamentam.
É verdade que alguns alimentos dão cólica no bebê?
Muitas mães observam que, quando comem determinados alimentos, o bebê fica mais irrequieto e com sintomas de cólica.
Confie na sua observação. Se o bebê ficou irritado a troco de nada, pense no que você comeu nas últimas horas e experimente eliminar esse alimento da sua dieta por alguns dias, para ver se melhora. Depois, você pode fazer o experimento contrário, e comer o alimento suspeito para ver se o bebê sente alguma coisa.
Se você perceber que um prato cheio de alho ou um chocolate não perturbaram em nada seu filho, vá em frente.
Vale notar que entres os suspeitos mais comuns de causar cólica estão brócolis, feijão, repolho, cebola e leite de vaca.
Caso o bebê seja alérgico a algo que você consumiu, ele poderá ter uma reação cutânea, um incômodo respiratório (um barulho parecido com um apito ao respirar, ou congestão) ou fezes alteradas (verdes ou com muco). Se isso persistir, procure seu pediatra.
Posso começar a fazer regime enquanto amamento?
Não é recomendável começar a fazer dieta enquanto o bebê tem menos de 2 meses. O melhor é perder peso aos poucos, através de uma alimentação saudável combinada a uma rotina de exercícios físicos.
A perda rápida de peso (mais de 1 quilo por semana) pode até representar um risco ao bebê, porque às vezes leva à liberação de toxinas — normalmente armazenadas na gordura do corpo — para a corrente sanguínea, elevando a quantidade dessas substâncias presentes no leite.
A amamentação por si só já ajuda a queimar a gordura da gravidez, por usá-la na produção do leite.
Procure comer sempre que tem fome. Fazer um regime radical, com calorias reduzidas, pode acabar com sua energia e afetar sua produção de leite.
Conte que você vai levar de dez meses a um ano para voltar à forma de antes da gravidez. Se mesmo assim decidir moderar um pouco na alimentação, espere pelo menos o bebê completar 2 meses.
Até o breve mãezinhas e gravidinhas.
Assinatura Surama

Nenhum comentário:

Postar um comentário