quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

alimentando seu bebe


Amamentando1Como você determina a quantidade de comida que seu bebê está recebendo?
No caso, de estar dando mamadeira, você tem leituras na escala de dez mililitros. Mas, se estiver amamentando, como saber quanto de leite sai de seu peito a cada mamada? A taxa de crescimento de seu filho é o melhor parâmetro para determinar quanto alimento ele está recebendo. Neste caso o pediatra pode ajudar muito. Se seu bebê estiver crescendo numa taxa razoável, é seguro presumir que está recebendo leite suficiente. Mas não se guie por aquelas tabelas de peso e altura do consultório do pediatra te confundirem. Lembre-se de que elas são exatamente isso – tabelas que representam a média dos bebês. Cada bebê é diferente. Se o peso, a altura e a circunferência da cabeça de seu filho estiverem se desenvolvendo normalmente e seguindo uma curva tradicional, ainda que ele seja menor ou maior que os bebês médios da tabela, você não tem que se afligir. Toda e qualquer preocupação , converse imediatamente com o pediatra, que, então, poderá abordar seu caso de maneira específica.
Um recém-nascido deve se alimentar em média, de seis a dez vezes por dia, o que significa intervalos de duas a quatro horas. Menos de seis vezes por dia e seu filho corre o risco de ficar desidratado. Acima de dez vezes por dia, seus mamilos podem começar a se parecer com chupetas mastigadas! Existem opiniões diferentes quanto à criança mamar pelo tempo que quiser. Fique de olho na necessidade de seu pequenino. Seu corpo só pode produzir determinada quantidade. Depois das duas primeiras semanas, um bebê consegue obter 90% do leite nos primeiros cinco minutos de amamentação (por peito). Se você se sentir dolorida, pode usar um dedo ou uma chupeta para satisfazer a necessidade que seu filho tem de mamicar (sugar).
Uma maneira ligeiramente prática de certificar-se de que seu bebê está recebendo comida suficiente, é ficar de olho nas fraldas. Deve haver de quatro a seis fraldas molhadas por dia e, depois de cerca de duas semanas de idade, três sujas por dia. Tudo isso se baseia em médias, é claro. Se você estiver realmente preocupada, ou se o seu bebê não parece estar nem perto desses números, converse com o pediatra.
Sobre alimentação, a pergunta que provavelmente escutamos com mais frequência nos primeiros dias é se acredito que os bebê deva ser alimentados quando requerido. Acreditamos que você deve alimentá-lo quando ele tiver fome. Você ouvirá muitos conselhos de outros sobre a “maneira correta” de fazer isso, mas tenha em mente o seguinte: cada um difere do outro. Somos todos diferentes, não é? É claro que sim! Portanto, por que esperar que todos os bebês sejam iguais? Ainda que você tenha três bebês, provavelmente terá três diferentes preferências alimentares. Seu filho é uma criação singular; não há ninguém como ele em toda a terra!
A melhor maneira de estabelecer uma “agenda” é começar a alimentá-lo sempre que ele tiver fome. Você logo vai perceber que a natureza dele determina a que horas do dia ele quer comer.
Para algumas mães, pode ser bem difícil aceitar essa agenda livre. Mas, os bebês têm uma maneira própria de anunciar seus desejos! Assim que você entender o ritmo natural dele, você e seu filho podem se acostumar a determinada rotina.
Se tiver dúvidas, consulte o pediatra. Desconfie de qualquer sistema rígido que diga “É assim que deve ser feito”. Como e quando você o alimenta não vai determinar se ele será uma criança mimada, uma criança mal-humorada ou teimosa. Todas essas preocupações são válidas, mas não têm nada a ver com alimentação infantil.
Até o próximo post.
Bjos!!!
Assinatura monica

Nenhum comentário:

Postar um comentário