terça-feira, 6 de setembro de 2011

Imip oferece exames de ultrassom em 4D, que mostra o bebê em tempo real

Com o equipamento, é possível observar toda a movimentação do bebê, com imagens precisas do perfil, rosto, corpo e membros da criança, além de identificar com mais facilidade possíveis problemas

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução/TV Globo

Foto: Reprodução/TV Globo

Um novo serviço oferecido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) faz exames em até quarta dimensão para diagnosticar problemas com o bebê ainda na barriga da mãe. Por mês, são realizados cerca de 240 ultrassons 4D, que nada mais é do que a versão em 3D (com altura, largura e profundidade), só que em tempo real.

Com o equipamento, é possível observar toda a movimentação do bebê, com imagens precisas do perfil, rosto, corpo e membros da criança. “Com o feto ainda na barriga da mãe, é possível ter vários diagnósticos. Desde alterações mais complexas, como anomalias, má formação congênita, até coisas mínimas”, explica o médico Alex de Souza (foto), especialista em fetos.

Após a identificação do problema, já é possível fazer a aplicação de medicação. “Pode fazer tanto no neném, através de um procedimento invasivo, como também por via oral da mãe, e a medicação vai atuar no feto. E também pode fazer até transfusões de sangue entre o útero”, afirma o especialista.

Há casos que o prognóstico é negativo e o bebê não tem chances de sobrevida. Nessa situação, os médicos fazem a orientação e a interrupção da gestação por via judicial. “Geralmente é quando as crianças nascem sem a cabecinha ou sem os dois rins. É incompatível com a vida. A gente faz toda a documentação necessária e encaminha ao Juizado, onde eles autorizam ou não. Geralmente, os juízes têm autorizado”, diz o médico.

Ele lembra que somente as mães que fazem acompanhamento do pré-natal no Imip é que têm direito ao exame: “Primeiro a gente faz o exame em 2D, que é o exame normal, disponível em todo o Sistema Único de Saúde. Havendo alguma anormalidade ou dificuldade no diagnóstico desse exame, a gente parte para o exame 4D”.

. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário