Imip oferece exames de ultrassom em 4D, que mostra o bebê em tempo real
Com o equipamento, é possível observar toda a movimentação do bebê, com imagens precisas do perfil, rosto, corpo e membros da criança, além de identificar com mais facilidade possíveis problemas
Da Redação do pe360graus.com
Um novo serviço oferecido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) faz exames em até quarta dimensão para diagnosticar problemas com o bebê ainda na barriga da mãe. Por mês, são realizados cerca de 240 ultrassons 4D, que nada mais é do que a versão em 3D (com altura, largura e profundidade), só que em tempo real.
Com o equipamento, é possível observar toda a movimentação do bebê, com imagens precisas do perfil, rosto, corpo e membros da criança. “Com o feto ainda na barriga da mãe, é possível ter vários diagnósticos. Desde alterações mais complexas, como anomalias, má formação congênita, até coisas mínimas”, explica o médico Alex de Souza (foto), especialista em fetos.
Após a identificação do problema, já é possível fazer a aplicação de medicação. “Pode fazer tanto no neném, através de um procedimento invasivo, como também por via oral da mãe, e a medicação vai atuar no feto. E também pode fazer até transfusões de sangue entre o útero”, afirma o especialista.
Há casos que o prognóstico é negativo e o bebê não tem chances de sobrevida. Nessa situação, os médicos fazem a orientação e a interrupção da gestação por via judicial. “Geralmente é quando as crianças nascem sem a cabecinha ou sem os dois rins. É incompatível com a vida. A gente faz toda a documentação necessária e encaminha ao Juizado, onde eles autorizam ou não. Geralmente, os juízes têm autorizado”, diz o médico.
Ele lembra que somente as mães que fazem acompanhamento do pré-natal no Imip é que têm direito ao exame: “Primeiro a gente faz o exame em 2D, que é o exame normal, disponível em todo o Sistema Único de Saúde. Havendo alguma anormalidade ou dificuldade no diagnóstico desse exame, a gente parte para o exame 4D”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário