Brasil
RaridadeDuas mulheres estão grávidas de quadrigêmeos
Duas mulheres, uma de São Carlos e outra de Rio Claro, no interior de São Paulo, estão grávidas de quadrigêmeos. Os casos são considerados muito raros na medicina, já que nenhuma delas fez tratamento para engravidar.. Segundo a Confederação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a cada 1,5 milhão de gestantes, apenas uma espera quadrigêmeos.
Em São Carlos, a auxiliar de produção Simone do Valle Camargo está com 17 semanas de sua primeira e rara gestação. “Parece que são dois casais. É uma felicidade que não dá para explicar”, disse.
A gestante que espera quatro filhos precisa de cuidados especiais. A alimentação , por exemplo, deve ser acompanhada de um nutricionista. “Ela não deve se alimentar por cinco. Deve comer arroz, feijão, uma quantidade de proteína um pouco maior como carne, ovos, frango, peixe, todos os dias, e não esquecer das saladas”, disse a nutricionista Larissa Mascarin Hoffmann.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 mostra que, em sete anos, houve um aumento de 17% no número de gêmeos, trigêmeos e quadrigêmeos. “Por conta das fertilizações in vitro daqueles casais que não conseguiam conceber naturalmente. Nas clínicas de fertilização eles colocam mais de um embrião para, caso haja a perda de um”, disse o ginecologista João Gilberto Bortolotti Filho.
Um casal de Rio Claro também vai ter quatro bebês, sendo todos meninas. A gestação já está no quarto mês.
O caso da auxiliar de supermercado Michele Kaubatz, que também não fez tratamento para engravidar, é ainda mais difícil de acontecer. “O médico falou que é uma placenta só. Capaz de ser todos idênticos. Uma vai chamar Mariana e os outras eu vou deixar para o meu esposo e a minha sogra escolher”, disse.
São tantos bebês que o pai, o ajudante geral Vagner Kaubatz, até esquece os nomes. “Ana Carolina, Mariana, Beatriz e...”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário